Definição: O processo de solda TIG é um processo que produz soldas mais refinadas, a solda é realizada através de um arco elétrico, que é aberto na ponta de uma vareta de um metal chamado tungstênio e o metal de adição é inserido externamente, com a outra mão. Este tipo de solda necessita de um cilindro de gás, para proteção da poça de fusão da solda e pode ser realizada com adição da vareta, ou sem a adição da vareta e neste último caso é chamada de solda autógena.
As principais utilizações: soldagem de materiais especiais como alumínio, aço inoxidável, cobre, ferro fundido, titânio, e a área de atuação é o setor aeronáutico, indústrias de alimento, indústrias de bebida, corrimão e guarda corpo em aço inoxidável, equipamentos de alumínio como bicicletas, motocicletas, móveis, e também no setor petroquímico, com a soldagem das tubulações em aço carbono.
As principais vantagens: Excelente qualidade visual da solda, possibilidade de soldagem em chapas extremamente finas, custo baixo do equipamento, melhor remuneração do soldador, baixo custo do equipamento.
As principais desvantagens: Baixa produtividade, técnica de soldagem mais difícil por exigir destreza ambas as mãos, necessidade de proteção contra o vento, a local a ser soldado deve estar extremamente limpo.