Definição: O OXICORTE é um processo de corte de chapas em aço carbono que utiliza uma reação química entre o oxigênio o metal produzindo uma rápida oxidação e realizando o corte. O processo de oxicorte não corta materiais não ferrosos. O equipamento é composto de um cilindro de oxigênio e um cilindro de gás, que geralmente é o acetileno ou o GLP. Este processo é muito versátil e pode cortar chapas com até 400 mm de espessura e serve também para fazer furos, fazer chanfros e dar pré-aquecimento.
O oxicorte pode ser manual através de Maçarico de corte, pode ser automático através de “Tartaruga” ou pode ser automatizado através de Pantógrafo.
As principais utilizações do oxicorte são de preparações de peças para caldeiraria, ajustes de peças para montagem, abertura de furos, preparação de chanfros, pré aquecimento para solda.
As principais vantagens: Custo relativamente baixo do equipamento, não necessita de energia elétrica, menor radiação do corte, possibilidade de corte em grandes espessuras (até 400 mm)
As principais desvantagens: risco de fogo ou explosão, produtividade mais lenta, menor precisão no corte.