Soldagem ou soldadura é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escalas atômicas semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente.
Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem.
O primeiro se baseia no uso de CALOR, AQUECIMENTO e FUSÃO parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão. O segundo se baseia na DEFORMAÇÃO localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.
Conceitua-se solda como o resultado físico da operação de soldagem “o depósito” (normalmente, o metal de solda mais a zona termicamente afetada “ZTA“). Neste caso, sempre que a ideia se refira à região (depósito/cordão) decorrente da operação de soldagem, o termo correto a ser utilizado é solda. Por fim, o termo soldagem se aplicação para o conceito da operação de fabricação (planejamento, preparação, execução e inspeção).
O soldador trabalha, principalmente, em atividades ligadas às indústrias de transformação, construção civil e de fabricação de estruturas metálicas. Essas atividades correspondem, basicamente, à solda e ao corte de metais e compósitos utilizando processos como eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Para tanto, preparam a soldagem de peças, consultando desenhos e especificações, selecionando ferramentas, materiais e consumíveis, assim como protegendo e isolando o local de trabalho. Para cortar peças, operam maçaricos, enquanto que, para soldá-las, operam equipamentos por brasagem, ligando partes e preenchendo buracos e recortes de artigos em metal ou compósitos.
O soldador realiza inspeções visuais em peças, identificando posições de soldagem, aplicando removedores para retirar óleos, preaquecendo com maçaricos, escovando e goivando peças.
Ser alfabetizado e ter acima de 16 anos de idade.
A faixa salarial do Soldador fica entre R$ 1504,32 e R$ 4.737,35, levando em conta o piso salarial e o teto salarial médio de profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT a nível nacional.